Como funciona o planejamento financeiro pessoal

O planejamento financeiro e a sua vida

Sabemos que ter um planejamento financeiro é de extrema importância para quem almeja grandes objetivos ou até mesmo para quem já possui o hábito correto de ter metas de pequeno, médio e longo prazo. Mas será que você sabe como o planejamento financeiro funciona?

 

Ter um profissional que te ajude a fazer um planejamento financeiro totalmente alinhado com suas metas e objetivos é primordial. Afinal, desta forma, além de alavancar todas as suas metas de forma muito mais prática, você contará com a ajuda de profissionais qualificados que te mostrarão os melhores recursos para evitar erros durante o processo.

 

Por este motivo, a Drimer, empresa especialista em planejamento financeiro e consultoria de investimentos em Santos, separou algumas dicas que você precisa avaliar ao definir os seus objetivos de vida.

 

Planejamento Financeiro – O que é

 

O planejamento financeiro pessoal é o processo no qual você começa a desenhar estratégias para ajudar os clientes nos assuntos financeiros, através de um serviço personalizado que estará totalmente alinhado com os valores e objetivos do cliente.

Para que o planejamento financeiro seja desenvolvido de forma correta, o profissional precisará alinhas alguns pontos primordiais para que o resultado seja consistente satisfatório, como:

  • Existe algum tipo de objetivo com aquele planejamento financeiro?
  • Qual o prazo para que o objetivo seja concluído?
  • Qual a situação atual de sua vida financeira?

Qual a importância do planejamento financeiro?

Ter um planejamento financeiro é fundamental para acelerar seus investimentos e também ajudar nos seus objetivos. Através deste “mapa”, é possível que a pessoa tenha uma visão real de sua vida financeira ou de qualquer aspecto que ela deseje abordar em sua consultoria financeira.

Se houver algum tipo de desiquilíbrio, o planejamento financeiro ajudará na definição de um ajuste ou um novo plano com as soluções dos problemas e os sonhos do cliente.

Ter um bom profissional sem conflito de interesses te auxiliando em todo esse processo é importante pois você além de ter a ajuda de alguém experiente no assunto, poderá evitar erros amadores e gastos que considere importantes, mas que com a ajuda do consultor e do planejamento financeiro montado, tomará mais consciência e desenvolverá mais controle sob sua vida financeira.

 

Quais são os processos para desenvolver o melhor planejamento financeiro?

  • Definir o relacionamento com o cliente: Após toda a introdução e explicar ao cliente sobre o planejamento financeiro e quais suas características, o consultor financeiro deverá expor ao cliente os escopos da contratação.

Ou seja, esta é a etapa de mapear tudo o que o cliente espera e o profissional informar como poderá ajudar com sua expertise para que o resultado seja o melhor possível

  • Analisar a situação financeira do cliente: Como adiantamos anteriormente, o profissional da área de finanças apenas conseguirá prestar um serviço satisfatório se ele tiver noção de como está a vida financeira daquela pessoa ou família. Afinal, é a partir deste momento que o planejamento financeiro será traçado.

E este processo deverá ser montado de acordo com as necessidades e realidades do contratante. Isso significa que, caso o cliente não seja totalmente honesto, a probabilidade deste planejamento financeiro que será desenvolvido não ser o que ele precisa poderá existir.

  • Desenvolver recomendações: A vantagem de contratar um planejador financeiro é a de que o serviço entregue não será apenas o plano de ação a ser seguido, e sim toda uma orientação e recomendação por trás do projeto. Por isso a importância das informações serem as mais completas e transparentes possíveis.

Com a experiência dos profissionais da Drimer, você conseguirá saber quais são as primeiras ações que deverão ser desenvolvidas e também um caminho mais simples para realizar seus objetivos.

entre uma das funções de um consultor financeiro está a de mostrar todas as possibilidades ao cliente e apresentar as vantagens e desvantagens daquele plano ser ou não colocado em prática. Lembrando que a palavra final é sempre a do contratante.

  • Revisar o planejamento com o cliente: Após a análise e as recomendações, o consultor financeiro poderá discutir com você algumas questões burocráticas como a revisão periódica do planejamento financeiro que acabou de ser construído ou também uma possível reavaliação.

O importante é que o seu planejamento financeiro seja feito de acordo com todas as suas necessidades e seja um guia para todas as suas tomadas de decisões importantes. Afinal, se você ainda não possui todas as contas organizadas, a partir de sua realização, ele com certeza apontará uma direção mais assertiva.

 

Quais são as áreas existentes do planejamento financeiro?

Você sabia que o planejamento financeiro pode ser feito de diferentes maneiras? Abaixo, você vai conhecer todas as etapas que envolvem um verdadeiro planejamento financeiro pessoal:

  • Gestão de Investimentos: No planejamento financeiro em Santos focado para a gestão de investimentos, você terá a assessoria e acompanhamento da nossa equipe em montar a melhor carteira de investimos para o seu patrimônio.
  • Planejamento da Aposentadoria: Você já começou a pensar na aposentadoria? Aqui, conseguimos analisar melhores opções de investimentos e técnicas para a sua aposentadoria, como montar uma estratégia de acordo com a idade em que deseja se aposentar e o quando gostaria de ter neste momento da vida.
  • Gestão de Riscos e Seguros: Você sabe analisar a gestão de riscos da sua carteira ou do seu negócio? Esse planejamento financeiro é ideal para você que tem este tipo de dificuldade.
  • Planejamento Fiscal: Se você tem uma empresa ou até mesmo sofre com altos impostos e quer ter um planejamento fiscal voltado para todas as suas necessidades, saiba que esta categoria pode ser a mais indicada.
  • Planejamento Sucessório: Aqui, a nossa função é facilitar o processo de transferência de patrimônio aos próximos sucessores.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como funciona o trabalho do planejador financeiro e queira iniciar o seu planejamento ou saber organizar melhor suas finanças, entre em contato com a Drimer agora mesmo e faça a avaliação personalizada do serviço direcionado para você!

Leave a Comment