Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro: O dinheiro como realizador dos seus sonhos

Telefone, água, luz, internet, passeios, vestuários, pagamento do colégio, gasolina… São tantos gastos durante o mês que parece que você vive para trabalhar, não é mesmo? Para ajudar você, você pode contar com um planejamento financeiro.

Mas, não é só querer planejar e a mágica vai acontecer. Não é assim que funciona. Um planejamento financeiro exige saber mais. Em primeiro lugar, você deve ter em mente quais são as suas metas e objetivos mais importantes.

Com essa resposta nas mãos, você terá como fazer um planejamento financeiro para alcançar o sucesso que você tanto quer. Isso porque, para você realizar os seus sonhos, é preciso que você cuide da saúde do seu bolso.

Só para você ter uma ideia, existem mais de 63 milhões de brasileiros inadimplentes. E, certamente, você não quer fazer parte dessa estatística. Por isso, prossiga com a leitura para saber como ter uma vida financeira saudável.

O que é um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro tem o intuito de ajudar você a se organizar financeiramente com base em três etapas. Primeiramente, você terá que identificar o seu estado atual, para saber como você se encontra com relação a finanças.

Feito isso, você deverá definir suas metas e objetivos, a fim de entender como você terá que traçar um plano para chegar ao estado desejado. O objetivo do planejamento financeiro é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da saúde financeira.

Com as atitudes certas e os conhecimentos necessários, você tem como cuidar muito bem das suas finanças, tendo uma vida abundante e próspera. Afinal, com um planejamento financeiro você vai poder tirar seus sonhos mais ousados do papel.

O que acontece é que mesmo que estejamos vivendo em um mundo moderno, muitas pessoas não possuem conhecimento sobre a educação financeira. E por isso, muitos não sabem administrar bem o seu dinheiro.

Com isso, os milhões de brasileiros acabam extrapolando no consumo e nos gastos com cartão de crédito, por exemplo. E se esquecem de ter aquele dinheirinho extra para emergências, aposentadorias e para o lazer.

Como fazer um planejamento financeiro?

Abaixo você vai conferir um passo a passo simples e eficaz para que você possa fazer o seu planejamento financeiro sem ter maiores dificuldades:

  1. Defina suas metas e sonhos
  2. Faça a sua programação financeira a fim de que você tenha controle
  3. Escolha qual estratégia você irá adotar para ter mais capital
  4. Monitore o seu planejamento financeiro e os seus investimentos
  5. Tenha atenção com os imprevistos

Viu só como ter um planejamento financeiro pessoal não é um bicho de sete cabeças? Seguindo o passo a passo acima, você conseguirá ter controle sobre suas finanças e conseguirá levar uma vida bem mais equilibrada.

Mas, quais são as vantagens de ter um planejamento financeiro familiar? Separamos algumas e é isso que você confere a partir de agora.

Você passa a ter melhores hábitos de consumo e mais qualidade de vida

Uma das principais vantagens do planejamento financeiro é você ter o controle do que entra e do que sai com relação ao seu capital. Essa é a melhor forma de você não ficar cheio de dívidas.

Afinal, o principal intuito do planejamento financeiro é você não se tornar uma pessoa compulsiva por gastos. Assim, você poderá controlar melhor seu cartão de crédito, seu salário…

Contribui para a segurança

Todas as famílias possuem contas que precisam ser pagas. Infelizmente, essa é a realidade e não temos como muda-la. Quando você tem uma programação financeira, mesmo diante dos imprevistos, você não irá passar sufoco.

Isso gera um clima de alívio e segurança, por sua família ter os recursos financeiros suficientes para não ficar no vermelho. Ponto positivo para o planejamento financeiro.

Você se livra das dívidas

Caso você esteja no vermelho, com o planejamento financeiro você vai conseguir voltar a respirar aliviado. Pode até ser que demore um pouco, mas seguindo a risca a programação, cedo ou tarde, você se livrará de todas as dívidas.

Ajuda a realizar metas

“Ah, que vontade de trocar de carro…”

“Poxa, queria tanto viajar nas férias para o Caribe…”

“Queria realizar o sonho de ter uma casa própria…”

Quantas vezes você não se pegou pensando em alguma dessas frases anteriores ou até mesmo parecidas? Com o planejamento financeiro você não vai ficar mais apenas pensando. Você vai realizar todas as suas metas.

Como você vai ter controle, você não ficará apenas no pagamento das dívidas. O dinheiro vai sobrar e os seus sonhos poderão ser realizados um a um. E não se preocupe com o tamanho do sonho.

Lembre-se: sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Por isso, sonhe grande e busque se planejar para ir sempre na direção das suas metas. E acredite: com um bom planejamento, é quase impossível não as alcançar.

 

Espero que você tenha entendido a importância e as vantagens de se fazer um planejamento financeiro. Agora é com você! Pense no dinheiro como um realizador dos seus sonhos. Faça com o que o dinheiro tenha um significado realmente alinhado com seus valores de vida.

Leave a Comment